Erro 403 Forbidden usando MAMP para Mac

No desenvolvimento de páginas para web é muito comum utilizar parâmetros de reescrita de url utilizando o mod_rewrite do Apache. Alguns desses parâmetros podem interferir no funcionamento do MAMP, assim como XAMPP e outros packs LAMP.

Um desses erros possíveis é o erro 403, que corresponde de modo geral a uma tentativa de acesso proibida (mais informações sobre o erro 403 em http://en.wikipedia.org/wiki/HTTP_403). Este erro nega o acesso ao phpmyadmin e às demais páginas gerenciadas pelo MAMP.

A forma que encontrei para corrigir este erro foi bem simples. Pare todos os serviços. Não basta só fechar o aplicativo, tem que clicar em “Stop Servers” e aguardar o encerramento. Em seguida, por meio do aplicativo TextWrangler, que permite editar arquivos do sistema, acessei Applications/MAMP/conf/apache, abri o arquivo httpd.conf e a partir da linha 371 você tem o seguinte trecho de código:

# Each directory to which Apache has access can be configured with respect
# to which services and features are allowed and/or disabled in that
# directory (and its subdirectories).
#
# First, we configure the "default" to be a very restrictive set of
# features.
#

Options Indexes FollowSymLinks
AllowOverride All

Simplesmente altere a diretiva AllowOverride All para AllowOverride None, salve e inicie os serviços novamente. Isto já será suficiente para resolver esse pequeno problema de erro 403.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *