Criando um repositório SVN para controle de versão

A utilização do SVN no windows é bem fácil, visto que temos o software Tortoise que gerencia todo o processo, até mesmo a criação do repositório. No Mac eu não encontrei um software com a mesma capacidade, então tive que enfrentar a utilização via linha de comando.

Apesar de haver diversos sites demonstrando o passo-a-passo, algumas particularidades acabaram gerando erros, por este motivo resolvi anotar alguns passos em que sempre gerava transtorno.

Crie uma pasta para gerenciar todos os versionamentos, por exemplo, Documents/SVN. Acesse o terminal, siga até a pasta criada e digite:

usuario:SVN usuario$ svnadmin create repositorio

Lembrando que você deve substituir “repositorio” pelo nome do seu projeto.

usuario:SVN usuario$ cd repositorio/
usuario:SVN usuario$ svn import /Users/usuario/Sites/projeto  file:///Users/usuario/Documents/SVN/repositorio/ -m "importacao inicial"

A partir deste ponto o seu terminal deverá importar todos os arquivos da pasta onde está o seu projeto. Após a importação esta pasta já não terá mais função e poderá ser deletada, entretanto é melhor guardar até que o processo esteja completamente finalizado.

Crie a pasta onde ficará a sua cópia de trabalho, juntamente com as pastas trunk, branches e tags. Pelo terminal vá até a sua pasta trunk e digite o comando:

usuario:SVN usuario$ svn checkout file:///Users/usuario/Documents/SVN/projeto/

Se todo o procedimento foi executado sem erros você verá a mensagem de confirmação: Checked out revision 0. A partir deste ponto é só gerenciar o seu versionamento adicionando novos arquivos, deletando os antigos ou recuperando uma versão antiga.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *