Adicionando MySQL do MAMP ou XAMPP via linha de comando no Terminal do Mac

Apesar de termos o PHPMyAdmin como excelente ferramenta de gerenciamento do MySQL, existem algumas facilidades quando trabalhamos com o MySQL via linha de comando.

Por exemplo, para fazer ou restaurar backup de uma base de dados é muito mais rápido via linha de comando do que exportando o arquivo pelo PHPMyAdmin e reimportando pelo mesmo. Sem contar que dependendo do tamanho do arquivo podem ocorrer erros na importação e corromper os dados.

Para este tipo específico de problema, resolvi então buscar uma forma mais prática para usar o MySQL instalado pelo MAMP (ou XAMPP) na linha de comando do terminal.

Os resultados que mostro abaixo foram baseados no artigo “Command line MySQL not working with XAMPP” do site http://www.aschroder.com/2009/03/how-to-use-the-mamp-mysql-command-line-client-in-a-terminal/.

Abra o terminal, crie um diretório na raiz chamado bin e acesse.

mkdir ~/bin
cd ~/bin

Crie um atalho para a aplicação

ln -s /Applications/MAMP/Library/bin/mysql mysql

Para usar o XAMPP no lugar do MAMP é só substituir o atalho da aplicação pelo endereço do XAMPP no seu sistema. Abra o arquivo ~/.bash_profile, pode ser usando o comando PICO e VI do terminal ou como eu prefiro, usando o aplicativo TextWrangler. Se houver alguma linha escrita neste arquivo, adicione na linha seguinte:

export PATH=$PATH:/Users/__usuario__/bin/

Caso contrário digite:

export PATH=/Users/__usuario__/bin/:$PATH

Lembrando de trocar o termo __usuario__ pelo seu nome de usuario do sistema. Salve o arquivo, volte ao terminal e teste digitando:

echo $PATH

Verifique o atalho com:

ls -la ~/bin

E verifique qual endereço do MySQL está rodando no seu sistema com:

which mysql

Pronto, a partir de agora para acessar o mysql é só digitar no terminal:

mysql

E o prompt de comando já será alterado para responder ao MySQL.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *